Sobre a Abraci
A ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, fundada em 03 de abril de 1975, no auditório da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi criada com o objetivo de divulgar e defender o Cinema Brasileiro, bem como criar uma entidade de arrecadação e defesa do direito autoral dos cineastas.
A primeira diretoria eleita em 1975 era formada por Nelson Pereira dos Santos (presidente), Geraldo Sarno (vice-presidente), Leon Hirszman (secretário-executivo), Eduardo Escorel, Oswaldo Caldeira, Pedro Carlos Rovai, Francisco Xavier de Oliveira, e os conselheiros Antonio Carlos da Fontoura, Neville D`Almeida e Rose La Creta, e os suplentes Alberto Salvá, Nelo Nelli e Miguel Borges.
Em 2010, ao completar 35 anos, a Abraci congrega em torno de 60 associados, cineastas sediados no Rio de Janeiro, e segue representando os diretores/produtores de obras audiovisuais de longa-metragem na luta pelos direitos autorais, na defesa do audiovisual brasileiro e dos direitos de seus associados.
Sua diretoria atual funciona como um colegiado e mantém um diálogo permanente com os demais membros através de uma lista de discussão pela internet e de reuniões.
Diretoria colegiada da ABRACI-RJ
Verificar no site oficial atualizado da Abraci: http://www.abracirj.org.br
2 Comentários »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URI
Deixe um comentário
Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.
Nos motivos que levaram a criação da Abraci, falta o pricipal que era criar uma entidade de arrecadação e defesa do direito autoral. O estatuto foi feito pelo eminente advogado Marcelo Cerqueira. E a um outro esquecimento, um dos quatro diretores era o cineasta Oswaldo Caldeira e se não estou enganado o Pedro Rovai fazia parte da diretoria. Atenciosamente Sergio Sanz.
Comment by Sergio Sanz— 19/10/2009 #
Prezado Sergio,
você tem razão.
Corrigimos o texto.
Obrigada pela colaboração.
Atenciosamente,
Manuelle Rosa (secretaria Abraci)
Comment by abraci— 25/10/2009 #