Sobre a Abraci

A ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, fundada em 03 de abril de 1975, no auditório da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do RJ, tem o objetivo de representar os cineastas, diretores/produtores de obras audiovisuais de  longa metragem, desenvolvendo a atividade através de intercâmbio, pesquisa e eventos no Brasil e no exterior.
Neste ano, ao completar 34 anos, a Abraci congrega em torno de 60 associados, cineastas sediados no  Rio de Janeiro.  A primeira diretoria eleita em 1975 era formada por Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirzsman, Geraldo Sarno, Eduardo Escorel, Antonio Carlos da Fontoura, Neville D`Almeida  e Rose La Creta.
Sua diretoria atual funciona como um colegiado e mantém um diálogo permanente com os demais membros através de uma lista de discussão pela internet e de reuniões.
Diretoria colegiada da ABRACI-RJ (2009/10)
Tetê Moraes – diretora-presidente   tetemoraes@globo. com
Gustavo Acioli – diretor vice-presidente   acioli@acioli.com
Rose la Creta- diretora- secretaria   rose@olharfeminino.com
Joel Zito Araújo – diretor- tesoureiro   joelzito_araujo@ yahoo.com.br
Diretores Executivos: Carolina Paiva, Hilton Kauffmann, Roberto Berliner
Contato  ABRACI através do email:  diretoria.abraci@ yahoo.com.br

logo abraci

A ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, fundada em 03 de abril de 1975, no auditório da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi criada com o objetivo de divulgar e defender o Cinema Brasileiro, bem como criar uma entidade de arrecadação e defesa do direito autoral dos cineastas.

A primeira diretoria eleita em 1975 era formada por Nelson Pereira dos Santos (presidente), Geraldo Sarno (vice-presidente), Leon Hirszman (secretário-executivo), Eduardo Escorel, Oswaldo Caldeira, Pedro Carlos Rovai, Francisco Xavier de Oliveira, e os conselheiros Antonio Carlos da Fontoura, Neville D`Almeida e Rose La Creta, e os suplentes Alberto Salvá, Nelo Nelli e Miguel Borges.

Em 2010, ao completar 35 anos, a Abraci congrega em torno de 60 associados, cineastas sediados no Rio de Janeiro, e segue representando os diretores/produtores de obras audiovisuais de longa-metragem na luta pelos direitos autorais, na defesa do audiovisual brasileiro e dos direitos de seus associados.

Sua diretoria atual funciona como um colegiado e mantém um diálogo permanente com os demais membros através de uma lista de discussão pela internet e de reuniões.

Diretoria colegiada da ABRACI-RJ

Verificar no site oficial atualizado da Abraci: http://www.abracirj.org.br

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Nos motivos que levaram a criação da Abraci, falta o pricipal que era criar uma entidade de arrecadação e defesa do direito autoral. O estatuto foi feito pelo eminente advogado Marcelo Cerqueira. E a um outro esquecimento, um dos quatro diretores era o cineasta Oswaldo Caldeira e se não estou enganado o Pedro Rovai fazia parte da diretoria. Atenciosamente Sergio Sanz.

    • Prezado Sergio,
      você tem razão.
      Corrigimos o texto.
      Obrigada pela colaboração.
      Atenciosamente,
      Manuelle Rosa (secretaria Abraci)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: